Três sugestões à Prefeitura de Curitiba foram aprovadas nesta terça-feira na Câmara de Vereadores.
Nesta terça-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram três sugestões ao Executivo. Marcos Vieira (PDT) sugeriu a incorporação de equipamentos de ultrassom portátil às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) mantidas pela Prefeitura de Curitiba. Eder Borges (PL) cobrou intervenções do Executivo no Bairro Alto e no Água Verde, para corrigir problemas criados por obras públicas nessas localidades.

“O aparelho de ultrassom portátil já é prática nos hospitais privados”, contextualizou Marcos Vieira, defendendo que os pacientes do SUS deveriam ter acesso ao mesmo cuidado. “Ele economiza muito tempo no diagnóstico médico, identificando rapidamente sangramentos internos, pneumotórax e veias entupidas, que são situações que requerem resposta ágil”, defendeu o parlamentar.

A pedido de Marcos Vieira, os vereadores aprovaram o envio ao Executivo de um pedido de estudo de viabilidade da compra desses equipamentos para uso nas unidades do SUS de Curitiba (205.00210.2024). Por não terem caráter impositivo, após aprovadas em votação simbólica pelo plenário da Câmara de Curitiba, as indicações são convertidas em ofícios para serem remetidas ao Executivo, a quem cabe julgar a viabilidade de pôr as sugestões dos vereadores em prática.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba