O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta sexta-feira (7/6) em Milão, na Itália, de audiência sobre segurança alimentar com representantes públicos da cidade europeia.

Pimentel foi recebido no gabinete pela vice-prefeita de Milão, Anna Scavuzzo, para debater e trocar experiências de sucesso sobre o fortalecimento das chamadas redes inteligentes de proteção social aos cidadãos em grandes centros urbanos.

No encontro, o vice-prefeito também apresentou às lideranças italianas, a ideia de Curitiba sediar, em 2025, um encontro latino-americano de segurança alimentar e nutricional.

Reconhecimento

Em 2022, Curitiba recebeu o prêmio do Pacto de Milão pelos programas Fazenda Urbana e Hortas Comunitárias. A capital paranaense conquistou também o reconhecimento internacional ao inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil.

Em 2024, Curitiba recebeu também o título de Cidade Mais Igualitária do Brasil, de acordo com o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Reunião no consulado

Pela manhã, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, se reuniu com o cônsul-geral brasileiro em Milão, embaixador Hadil da Rocha Vianna. Na reunião, realizada na residência oficial do consulado brasileiro, em Milão, os representantes falaram sobre o sucesso dos programas de segurança alimentar em ambas as cidades (Curitiba e Milão) e também do modelo de Cidade Design de Turim.


“Conversamos também sobre a nossa visita do dia anterior (a Turim) e a parceria com Turim, a Cidade Design. Também falamos acerca da questão do urbanismo nas cidades, o Pacto de Milão e sobre o canal direto para as relações comerciais e culturais com toda a cidade de Milão”, ressaltou Eduardo Pimentel.

Visita a Turim

No dia anterior (6/6), Pimentel e a comitiva brasileira, formada também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Fachinello, e os vereadores Tito Zeglin e Mauro Ignácio, conheceram, em Turim, em Piedmont, no norte da Itália, projetos ligados à habitação social e as denominadas cidades compatíveis.

Em Turim, o grupo foi recebido pela vice-prefeita da cidade italiana, Michela Favaro, participou de reunião no Urban Lab de Turim e também conheceu o detalhamento do plano de atualização da Lei de Zoneamento de Turim.

Comitiva internacional

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lidera desde sábado (1/6), uma missão internacional e técnica à Europa. A comitiva analisa projetos inovadores e soluções inteligentes de sucesso para agregar, futuramente, ao plano urbano e social de Curitiba.

Na Itália, a agenda conta ainda com a presença da diretora de Informações do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Liana Vallicelli.
Agenda e compromissos

A agenda técnica curitibana segue até dia 8 de junho ainda em Milão, na Itália, onde o grupo conhecerá outras experiências urbanas e sociais de sucesso.

Na chegada à Europa, no sábado (1/), Eduardo Pimentel se reuniu com o CEO da Fira Barcelona Internacional, em Barcelona, na Espanha, Ricard Zapatero, quando tratou da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena, entre os dias 25 e 27 de março.

No domingo (2/6), segundo dia da visita internacional, o vice-prefeito conheceu os superblocks de Barcelona – conjunto de quadras fechadas como o Calçadão da Rua XV, com outras amplitudes urbanísticas.

Na segunda-feira (3/6), Eduardo Pimentel participou, também em Barcelona, de reunião técnica na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da capital Catalunha, sobre modelos avançados de urbanismo e regeneração urbana implantados em regiões metropolitanas.

Cônsul em Barcelona

Nesta terça-feira (4/6), o vice-prefeito se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Borio, para debater temas convergentes à agenda global das cidades dedicadas ao urbanismo inteligente e sustentabilidade ambiental.

Na quarta-feira (5/6), Pimentel visitou, na Espanha, o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Borio. Os dirigentes debateram temas alinhados à agenda global das cidades dedicadas ao urbanismo inteligente e sustentabilidade ambiental.

Em Turim, nessa quinta-feira (6/6), a missão curitibana conheceu os programas de habitação social e o modelo de cidades compatíveis implantados na cidade europeia.

Fonte: Prefeitura de Curitiba