Atuando como mediadora entre a sociedade civil e o Poder Executivo, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) adotou sugestões dos empresários da construção civil e dos comerciantes da rua Teffé, nesta terça-feira (5), ao aprovar indicações dos vereadores Alexandre Leprevost (União) e Sidnei Toaldo (PRD). Ao todo, foram quatro sugestões à Prefeitura de Curitiba, com ideias para serem adotadas pela administração da cidade.

Alexandre Leprevost trouxe para a CMC um pedido das empresas de construção civil com atuação na cidade, que sugerem a criação de um bureau específico para acompanhamento das grandes obras realizadas em Curitiba. “A ideia é evoluir na desburocratização, dando celeridade à expedição de CVCO e análises de impacto. Com comissões separadas, os grandes projetos não atrasam os menores e vice-versa”, afirmou o parlamentar (205.00436.2024).

As sugestões à Prefeitura de Curitiba não têm caráter impositivo e, regimentalmente, chegam direto ao plenário após seu protocolo, sem passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça nem dos outros colegiados temáticos da CMC. Protocolarmente, elas são colocadas em votação simbólica e, quando aprovadas, as sugestões são convertidas em ofícios para serem remetidas ao Executivo, a quem cabe julgar a viabilidade de pôr as indicações dos vereadores em prática.

Comerciantes da rua Teffé precisam de incentivo, afirma Sidnei Toaldo

Um ponto de parada da Linha Turismo na rua Teffé, “para que os turistas prestigiem o tradicional comércio de calçados e vestuário da região”, colocação de câmeras de videomonitoramento ligadas à Muralha Digital e reforço da sinalização de trânsito para destacar a via aos motoristas e pedestres, essas três sugestões apresentadas pelos comerciantes da Teffé foram trazidas à CMC pelo vereador Sidnei Toaldo e aprovadas, em plenário, como sugestões ao Executivo (205.00437.2024205.00438.2024 e 205.00439.2024).

“Além de desempenhar um importante papel econômico e cultural, a rua Teffé tem potencial de atrair ainda mais visitantes, contribuindo para o fortalecimento do turismo local e valorizando a economia da região. Sua inclusão no itinerário da Linha Turismo não só ampliaria as opções para turistas que desejam conhecer a cidade em profundidade, mas também reforçaria o compromisso da cidade com a valorização dos polos culturais e comerciais que trazem benefícios a toda a população”, defendeu Toaldo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba